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March 11, 2024 - POR Admin

Princípios educativos da BNCC e Educação Infantil

Quais são os princípios educativos trazidos pelo documento da BNCC que elucidam a elaboração curricular da escola?

A Educação infantil é a primeira etapa do ensino básico e refere-se ao sentido da existência humana com o princípio de brincar e interagir para aprender. Por isso, as experiências de aprendizagens precisam ser organizadas com a intencionalidade pedagógica do cuidar e educar, do sentido e do afeto, da busca por entendimento de desenvolvimento cognitivo, de ações que busquem respostas e que entenda cada criança em seu tempo.

A Base Nacional Comum Curricular, em seu documento dialógico com a  infância, que começa nos bebês e criança bem pequena e depois se estende em criança pequena, mostra uma dimensão de quem são e como se desenvolvem e aprendem no contexto educativo. Toda educação convida à ação, de maneira mobilizadora entre os eixos da ética, da estética e do sentido político. Como toda ação também é intencional nessa primeira etapa da educação básica, as formas de diálogo com as crianças são por meio da linguagem, que é própria da infância, que acontecerá por diversas experiências, mediações entre os sujeitos, sujeitos e objetos, sujeitos e significados em tempos e espaços diferentes.

Quando viver a infância passa a ser um direito, permanente e experimentado de forma social, a infância passa a ser vista como o reconhecimento de si e do outro, como prática de linguagem, com experiências, tempos e espaços, relações e transformações, como também formas de expressar seu corpo, gestos e movimentos, com traços, sons, cores e formas, dando o verdadeiro tom de integridade humana, ou seja, o sujeito  em todas as suas dimensões.
A autoria no campo da infância como um lugar que é construído e vivido na busca do eu e do outro, e não com  a ausência de sentido como o próprio termo infância  se construiu  historicamente e sociologicamente.

Para que haja essa relação na  construção de  identidade e, ao mesmo tempo, identidades que se constituem também no plural, a escola passa a ser uma referência ao atendimento pedagógico com objetivos de aprendizagens definidos a partir de experiências significativas, ricas em estesias, princípios éticos de valorização da vida e do outro, em um espaço intencional que valoriza as culturas e as produções das crianças como sujeitos que  criam, produzem  em um mundo complexo e de muitos desafios.

Falar sobre o documento da BNCC na Educação Infantil é efetivamente valorizar o outro, a criança, seus afetos em um mundo que é específico da infância e cheio de particularidades que precisa ser sempre dialogado, entendido e estudado com respeito às diferenças. Por isso, os direitos de aprendizagem se configuram em princípios educativos pautados nas experiências em que ações das crianças nesse espaço de autoria, são pontos fundamentais à formação humana na Educação Infantil.

Fonte: Assessoria da Área Pedagógica – SPE.